Publicado por: profpardal | Novembro 13, 2009

Uma aula PIEF das boas…

Raiva-muita-raivaHoje tive o pior dia de aulas de toda a minha carreira no ensino e formação.

Nunca tal me tinha acontecido.

Dar aulas a uma turma PIEF não é fácil. As aulas nesse tipo de turmas são uma autêntica montanha russa. Ora estamos em cima e corre tudo às mil maravilhas, ou entramos na descida vertiginosa e instala-se o caos!

Assim que entrei na sala, desliguei o cabo de rede. Assim não tinhamos net e eu podia dar uma aula sossegada.

Hoje definidamente entrei em descida e a carruagem descarrilou. Começou tudo com a “merda” dos logins. O meu colega anda a configurar a sala, só que o faz às pinguinhas. Perdi hoje mais de 30 minutos a fazer o login. Users com milhentos caracteres e passwords.

Assim que ligaram os pcs, os alunos deram conta que não tinham Net. Desataram a protestar: “Esta escola é uma Merda” e eu a tentar acalmar os ânimos e a repreendê-los.  A certa altura 2 alunos começaram a discutir. Oferecem porrada um ao outro. Lá fui eu meter-me no meio deles (arriscando-me a levar um tabefe). Como não sossegavam mandei-os ir ter com a psicóloga.

Tentei continuar com a aula, mas uns estavama jogar, outros no powerpoint a fazer apresentações de amor, outros no paint a desenhar códigos de barras, outros no word a escrever cartas de amor. Eu a tentar pô-los a trabalhar e nada.

Um deles pede-me para ir ao WC e nunca mais aparece. Fui até à entrada do WC dos alunos e era um cheiro a tabaco terrível. Entrei na sala e reforcei a ideia de que nunca mais sairiam da sala. Começaram todos a disparatar.

A certa altura, farta dos modos bruscos com que se dirigem a mim, à falta de atenção e desinteresse dei a aula por terminada. Infelizmente nesse mesmo instante, vai a luz abaixo e o servidor desliga-se. Pensaram logo que tinha sido eu. Como se eu tivesse poderes mentais (telepatia) para desligar o quadro a 2 metros de distância.

Não aguentei mais! Enervei-me. Berrei com eles, como nunca berrei com ninguém. Passei-me mesmo. Acho que nunca estive assim. Mandei um aluno chamar a psicóloga. Falei com ela e como faltavam apenas 2 minutos para tocar, pedi-lhe para ficar com eles e saí da sala. As mãos tremiam e os olhos enchiam-se de lágrimas.

Dou aulas ao lado da direcção e tenho a certeza que me devem ter ouvido. Confesso que estou sentida. Não gosto deste tipo de situações, mas dar aulas num ambiente de feira, com todos a reclamar é incomportável. Não nasci para viver estas situações.

Acho que o problema é que dou demais a estes miúdos e nunca somos recompensados, nem sempre o nosso esforço é reconhecido. Eu devia era fazer como a maioria dos meus colegas e não querer saber deles para nada.

Felizmente apareceu um dos responsáveis dos miúdos que esteve a falar comigo. Pediu desculpa e alertou-me para o facto de eles nem sempre corresponderem às nossas expectativas.

No entanto, eu não desisto! Vou lutar até ao fim.

Responses

  1. É triste o que se passa em algumas escolas do nosso país.
    Força! Precisamos de mais professores assim, que não desistam de alunos complicados!!!

  2. Essas turmas, por norma, não são fáceis de levar avante. No entanto, ao fim de algumas semanas de pequenas batalhas, começamos a ver resultados. Acredita nisso. Já trabalho com esses “meninos” há 5 anos.

    Qualquer coisa podes contactar por mail.

  3. Pois eu hoje tive esse dia…horrível….venho com a sensação de não querer ver aqueles miúdos nunca mais! Pief não deveria significar más-educações e poderem fazer tudo o que querem sem haver punições.
    Sinto-me de rastos….

  4. Sei bem do que falas.
    Há que manter a calma. Não stresses.

  5. Eu sei mesmo o que estás a falar. coisas dessas acontecem-me todas as semanas, dar aulas de informática quando eles não estão satisfeitos com os pc’s é o cumulo


Deixe uma Resposta

Categorias

