Publicado por: profpardal | Setembro 30, 2009

Hoje tive o primeiro “stress” na nova escola…

Era uma aula de uma turma PIEF.  Um dos alunos entra na sala de boné na cabeça. Explico-lhe que é falta de educação estar de chapéu na sala e pedi-lhe para o tirar.

Não acatou as minhas ordens. Foi brincando a aula inteira. Ia pondo e tirando o boné.

A certa altura fartei-me e pedi-lho. Recusou. Insisti, insisti. Não mo deu. Pegou nele e pôs debaixo da perna. Ria-se ele e os colegas. 

Estava a testar-me. “deixa ver até onde é que ela vai”…

Eu tinha 2 alternativas: mandá-lo para a rua, ou mostrar-lhe quem é o professor, a autoridade. Optei pela última. Enervei-me, mandei-lhe um berro e tirei-lhe o boné do meio das pernas. Perdi um pouco o controle, mas por vezes é preciso mostrar quem manda.

Agora em casa, sinto-me mal. Não gosto, nem estou habituada a ter de reagir assim. Não sou eu. Não gosto de stress, de levantar a voz ou de mandar alunos para a rua, mas há alturas em que não temos opção.

Responses

  1. Consigo compreender muito bem. Mas se não se mostra a autoridade rapidamente, mais depressa se perde a responsabilidade !

  2. Desde 2004 até hoje os miúdos têm vindo a piorar o comportamento. Já passei por situações em que tive de me impor e tive de levantar a voz.
    Hoje já não o faço, aviso uma vez, já não aviso a segunda. Falta disciplinar e participação ao DT.
    Este ME anda a criar estes pequenos monstros nos PIEF e CEF’s, mas quem os atura somos nós.
    Acho que já chega. Não querem andar na escola, vão trabalhar.

  3. Olá colega, Não stress… olhe calmamente para os alunos, sorria e ponha-os liminarmente na rua… sem apelos, friamente… eles querem é vê-la perder as estribeiras! E nunca, nunca toque num aluno (ou numa aluna) nem lhes peça o que lhes pertence! Leia a Lei 3/008, Artigo 15 e aplique-a!
    Felicidades!


Deixe uma Resposta

Categorias

