Publicado por: profpardal | Março 25, 2009

Plenário – Professores Contratados e com Habilitação Própria

Com uma participação muito para além do desejável, que nos deve questionar profundamente a todos sobre a explicação para esta situação, decorreu o Plenário, com a presença de cerca de 26 colegas (manhã mais tarde).
A magnitude dos problemas exigia outra mobilização, pelo que se renova o apelo para os colegas lesados se motivarem e acorrerem a futuras iniciativas sindicais do estilo.

Mas nem tudo são apontamentos negativos: aqui cabe um louvor e uma palavra de apreço para os colegas respectivamente de Viseu e Coimbra que estiveram presentes, vencendo a apatia e o conformismo e também centenas de quilómetros, para tal.

Na mesa, Deolinda Martin, Sívia Pereira, e Austiclínia Carvalho (simultaneamente coordenadoras desta Frente de Trabalho e dirigentes do sindicato) e ainda Vítor Miranda (professor contratado profissionalizado pelo Despacho 6365).

Após ter sido feito, em todas as intervenções, o historial reivindicativo, com mais de 10 anos, desta Frente de Trabalho (conquista do subsídio de desemprego docente, extensão da ADSE a partir de Agosto dos docentes contratados, reintegração no concurso dos docentes \”do ponto 8.8.6\” injustamente excluídos, conquista da profissionalização extraordinária em serviço, pelas ESE\’s e Faculdades, ao abrigo do Despacho Nº 6365 e da recente profissionalização pela Universidade Aberta para os docentes com mais de 6 anos de serviço) o debate centrou-se na análise da situação socioprofissional dos docentes portadores de Habilitação Própria (HP) com menos de 6 anos de serviço e propostas para resolver a situação, além da resposta a casos particulares levantados e da necessidade de se dar uma resposta colectiva nesta frente aos ataques do ME geradores de mais precariedade e desemprego.

Como solução definitiva para ao impedimento dos docentes portadores de HP, a Frente de Trabalho comprometeu-se a exigir do ME a criação de uma sub-prioridade nas listas nacionais para estes professores, acautelando assim a graduação e critérios transparentes de selecção destes profissionais, quer na Bolsa de Recrutamento quer nas Ofertas de Escola.

Em corolário, foram aprovadas pelos presentes as seguintes Moções:

moodafrentedeprofessore1

moodafrentedeprofessore2

mooindividualo1p>

Citação de: Coordenação da Frente de Professores Desempregados e Comissão de Professores Contratados do SPGL/FENPROF e Sala dos Professores (Ambrósio)

Responses

  1. As minhas desculpas por não ter estado nesta iniciativa de louvar. um abraço

  2. Caros Colegas!

    Este ano estou a leccionar apenas à noite e portanto teria todo o gosto e interesse em estar presente nessa reunião do qual só tive conhecimento na noite anterior ou seja, 24 de Março! Como sou mãe de duas crianças pequenas e sou eu de manhã que os levo à escola, não tive, como é evidente, tempo para coordenar as coisas de modo a participar na referida reunião. Gostaria de sugerir que estas iniciativas fossem divulgadas mais amplamente, não temos por vezes tempo de pesquisar todos os sites possíveis para saber das coisas…. Temos o dever de nos infomar mas TEMOS O DIREITO DE SER INFORMADOS…. Tenho pena de não ter estado presente… 😦

    Cumprimentos,

  3. Boas,

    esta situação é lamentavél. Sou mais um colega apenas com Habilitação própria.

    Cumprimentos,
    JM

  4. Realmente…É uma vergonha.

  5. Lamento so ter visto agora esta informaçao.
    Sou tb prof. do grupo550 que ha 2 anos tomou a opçao de ser professora por gosto e nao por nao ter outra coisa no particular.

    Como fazer agora que nao posso concorrer.
    Se houver outra reuniao ou algum requerimento a fazer em conjunto diga que eu tb me junto a voces.
    cumps
    Sandra Costa Macedo

  6. Apenas tive conhecimento do plenário na véspera, pelo que me foi impossível estar presente no mesmo, devido à distância, e vida profissional / familiar. Foi com muita pena que não participei. Sou docente com habilitação própria do grupo 550 e considero lamentável e de grande injustiça o que nos estão a fazer.
    Não percebo porque é que um colega nosso se for para uma escola profissional ou privada mesmo sem tempo de serviço, pode tirar a profissionalização e nós na escola pública não.
    Num próximo encontro também quero participar, pois temos de lutar todos juntos pelo nosso grupo.
    Abraço
    Elisabete Neves

  7. Boas,
    gostaria de fazer uma pergunta: possuo habilitação própria para a docência de Inglês e Português. Fui chamada para uma entrevista numa escola profissional. Será que poderei leccionar este ano lectivo lá?
    Agradecia que alguém me esclarecesse porque estou confusa.
    Cumprimentos e obrigada

  8. Cara Clara,

    Eu penso que sim. Se nós com habilitação própria podemos dar informática, espanhol, contabilidades, etc…
    No entanto, consulta a lista de cursos que garantem a habilitação própria.

  9. Boas,
    o meu curso é Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos portugueses e Ingleses. Sei que, oficialmente, me confere habilitação própria para a docência, pois, só não fiz o estágio, mas, com esta polémica toda de excluir do concurso os portadores de própria, já nem sei bem onde fico. Tenho dado muita formação de Inglês numa escola profissional, mas é a adultos, pelo processo RVCC.
    Amanhã vou ver o que o director me diz.
    Tenho receio de ficar impedida, mas, por outro lado, tenho muito trabalho e nao tenho tempo de fazer o estágio. Estou num dilema, nao sei se me faço entender. Quero fazê-lo, mas quando?
    Abraço e obrigada

  10. Boa noite!
    Sei que venho tarde colocar esta questão, ou talvez não, mas ando a tentar encontrar a luz ao fundo do tunel.
    Sou do grp 260/620 e tenho habilitação propria devido a uma incorrecta homolgação do meu estágio. Esta correcção foi feita no ano a seguir a ter acabado o curso e não me dão equivalencia à profissionalização.
    Onde posso fazer a profissionalização? Estou a leccionar à 4anos mas na AEC’S logo tenho um ano e pouco d tempo de serviço.
    Na faculdade informaram-me que a solução é o mestrado mas outros colegas dizem que há outra opção.
    Será que me podem ajudar?

    Obrigada


Deixe uma Resposta

Categorias

