Publicado por: profpardal | Março 16, 2009

Plenário – Contratados sem Habilitação Profissional

“PLENÁRIO DE DOCENTES DE HABILITAÇÃO PRÓPRIA IMPEDIDOS DE CONCORRER AO CONCURSO NACIONAL 2009
Caros colegas e queridas colegas: a proposta que fiz individualmente no meu sindicato (ler abaixo) foi aceite pela Direcção, e assim está convocado um Plenário de Docentes portadores de Habilitação Própria para 4ªF, dia 25 de Março, às 15h00, na sua sede em Lisboa (Rua Fialho de Almeida Nº 3, ao Bairro Azul, junto ao Metro de S. Sebastião ao El Corte Inglés.). Poderão participar e nele intervir todos os colegas nesta situação (sejam sindicalizados ou não).
Nele far-se-á o ponto da situação do que foi conseguido pela luta desde 2002 até hoje e se tentará dar resposta a todos os colegas que, estando já impedidos de concorrer a nível nacional, não têm nenhum modo razoável de realizar a sua profissionalização em exercício em tempo útil, por não cumprirem basicamente os 5 anos exigidos pela legislação em vigor para a realizarem quer pelas ESEs e Faculdades de Psicologia e Ciências da Educação, quer pela Uiversidade Aberta nos moldes em que os seus cursos irão arrancar.
Serão também respondidas dúvidas e casos particulares, bem – e principalmente – aferida a disposição destes colegas para a luta, e em consequência esboçado um primeiro plano de acção reivindicativa junto do ME (a ser proposto, aprovado e assumido pelos presentes) para a resolução deste grave problema socioprofissional.
Problema que, assumindo contornos de diferente gravidade para este enorme segmento de docentes, atinge hoje globalmente – com este novo modelo de concursos do ME – cerca de 13 mil colegas em Portugal e radica a montante na crónica desresponsabilização do Estado, como entidade empregadora idónea, que deveria constitucionalmente facultar a formação profissional dos seus trabalhadores, o que até agora não fez, ou fez muito insatisfatoriamente e sob a pressão da nossa luta.
Brevemente daremos informações mais detalhadas sobre este importante Plenário, que será oportunamente divulgado no site do sindicato em http://www.spgl.pt/listagem.aspx?sid=c280b7f2-ab53-4f37-8fd3-2b6f87413fee&cntx=n8y3IhHJIkQgqvwKKsVKhq%2FbJzAeA5kul9ydwME7VbWAuy8WymdFSTu%2F%2B0rgqo1V, sendo que a presença empenhada, crítica e dinâmica de todos é fundamental!
Forte abraço a todos(as) e até dia 25/03, na sede do SPGL/FENPROF!
Ambrósio
Professor portador de HP

Moderador Global da SDP

Sub-coordenador da Frente de Professores Desempregados do SPGL/FENPROF”

Texto retirado de: http://www.saladosprofessores.pt

Anúncios

Responses

  1. O ME deve esclarecer em que outra actividade é possível exercer-se a profissão durante três, quatro, cinco anos, ou mais, e só depois iniciar-se a «profissionalização»!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: