Publicado por: profpardal | Março 5, 2009

Candidatos sem habilitação própria não podem concorrer

Caros colegas,

As novas regras do concurso vem prejudicar muita gente, especialmente os contratados de alguns grupos.

Tenho uma habilitação própria para o grupo 550 e 4 anos de serviço! NÃO VOU poder concorrer no próximo ano lectivo. Terei de ficar à espera das ofertas de escola, mesmo sabendo que existem horários disponíveis.
Não é justo!

Temos de lutar!
Tal como eu, há centenas de pessoas nesta situação. Vamos unir-nos e tentar fazer alguma coisa!

Responses

  1. Colega
    Também estou na mesma situação, aqui fica o meu contacto:
    profceliacastelhano@hotmail.com

  2. Boas, colega podes contar comigo para esta luta, tambem sou docente do grupo 550 e fiquei paralisado quando soube que não poderiamos concorrer.
    Esperemos ansiosamente que saia uma adenda ao despacho que tenha algo sobre os grupos carenciados.

  3. Pensei que fosse a isto que te referisses há dois posts atrás.
    Na verdade é algo de que já se ouve rumores há anos.
    Desde que fiz o estágio que os profs do 550 falavam nisto.
    É uma situação desagradável mas não me parece que algo vá mudar favoravelmente para vocês.
    Se gostas mesmo de ser prof aconselho-te a fazer a profissionalização rapidamente.
    Sei que não ajuda em nada para a tua situação mas pensa que não estás pior que o pessoal dos outros grupos. Nós podemos concorrer mas não temos vagas onde ficar. Ainda terás um lugar nos quadros antes do pessoal dos outros grupos.

  4. Também sou do grupo 550… e isto é absurdo. Alguém sabe como se faz a profissionalização em serviço?

  5. Estou a frequentar a profissionalização em serviço e também não posso concorrer! Grupo 350

  6. Olá colegas,

    Eu pertenço ao “pessoal docente contratado” e tenho habilitação própria para os grupos 600 e 530. Sou colocado desde 2004 e este ano vim a saber que não posso concorrer ao concurso nacional por não ser profissionalizado. Como é isto possível, se sou sempre colocado nas necessidades residuais?
    Gostava de conversar com colegas que estaejam na mesma situação, visto que este não seja um assunto que interesse muito aos sindicatos, pois não tenho visto nenhuma referência, nos seus sites, sobre este assunto.
    Obrigado.
    Quem me quiser adicionar, estou pelo MSN: brunoflorindo@hotmail.com

  7. Pois estou exactamente na mesma, só agora me apercebi do ridiculo da situação. Como vou trabalhar amanhã sabendo que o Ministério não me quer lá.

  8. E é verdade… mesmo, experimentei a versão teste do site do ministério da educação e só aceita habilitação profissional 😦

  9. Passem por aqui professorescontratadosportugueses.blogspot.com/

    😦

  10. Olá caros colegas…Encontro-me na mesma situaçãoq ue todos vocês…sou professora com habilitação própria há 3 anos do 550…e este ano, vou deixar de o ser por grande tristeza minha….Podem contar comigo para qualquer movimento. o meu email é tmhmarques@hotmail.com

  11. Olá, também sou professora contratada do grupo 550 e estou na mesma situação, este é o 5º ano que estou a dar aulas e não posso concorrer..podem contar comigo para qualquer forma de luta..meu é mail é: magpontes@yahoo.com.br

  12. boas tardes! Também estou na mesma situação que vocês, lecciono no grupo 550 há 3 anos e agora não poderei concorrer, alguém sabe onde me poderei deslocar para tratar de uma profissionalização? Conhecem alguns mestrados que dêem essa equivalência? Obrigado

  13. Malta,
    Na sala dos professores está um tópico sobre a nossa causa. Há um colega que fez um esboço do texto. Temos que nos organizar.

  14. Caros colegas,

    Criei um blog http://professorescontratadosportugueses.blogspot.com/ para nos juntarmos. Quem quiser contribuir com escritas envie-me um e-mail (mariafilipatorres@gmail.com)

    Filipe, também ando à procura de um mestrado que dê habilitação profissional para o grupo 550, mas ainda não encontrei nenhum.

  15. Olá colegas!
    estou na mesma situação que vocês, contratado no grupo 550 com habilitação própria.
    Aqui fica o meu mail:
    martapereira_56@hotmail.com

  16. Boas

    mais um pro rol

    Hugo Dias , prof nao profissionalizado do 550 , 5 anos menos uns dias completos em agosto estou igual a voces.
    na minha escola o executivo disse-me. tem calma nao ha profs que cheguem de tic e com o plano tecnologico voces têm de estar na escola em setembro profissionalizado ou nao .
    eu nao acredito nada daquilo.
    ja tou inscrito tambem na sala dos professores e ja postei la tambem. temos de fazer alguma coisa.

    abraço
    Hugo Dias
    hugamos@hotmail.com

  17. Boas!
    Alguém já percebeu o que pretende o ministério fazer? Não há professores de informática suficientes, e depois não deixa concorrer os poucos que existem, só porque não têm a dita “profissionalização”, como se fosse a salvação das politicas de m…. dos ultimos governos. Só me apetece gritar C…. de M….!!

  18. OI ministério possui 3 alternativas a meu ver.

    1- Criar uma excepção no concurso a bolsa de recrutamento, mas que no final não vai resolver o nosso problema para dentro de 4 anos

    2-Coloca docentes com pós graduações a leccionar tic

    3- Deixa-nos concorrer apenas a oferta de escola, o que é a republica das bananas, existem critérios de escolha que eu como docente não entendo, nem quero acreditar que colegas coloquem esses critérios mas a verdade é que eles la aparecem, recomendo todos os colegas a irem ver as ofertas de escola e visualizem os critérios.

  19. Olá!

    O meu caso é semelhante ao vosso, já lecciono à 5 anos com hab. própria. Mas quando ouvi que os de hab. própria não poderiam concorrer “agarrei-me” ao facto de ser também finalista este ano. Mas nem isso me safou… os finalistas também não podem concorrer.

    A meu ver vai ser mesmo a republica das bananas que o Jorge refere. Eu este ano tive de concorrer a ofertas escola na tentativa de arranjar mais umas horas e alguns dos horários tinham uns critérios que não lembram a ninguém. Penso que muitos dos horários que vão surgir já estão “destinados”.

  20. Colegas do 550 com habilitação própria

    Gostaria de vos propor um encontro durante a próxima semana, em local a combinar, para debater a nossa situação.

    Se estiverem interessados acrescentem o vosso nome à lista aqui:

    http://www.saladosprofessores.com/index.php?option=com_smf&Itemid=62&topic=3499.180

  21. Mais um para a guerra, também sou do 550 e o pior disto tudo é que não existe mestrado via ensino para informática e para ser candidato à profissionalização tenho que ter mais de 6 anos de experiência. Nas ofertas de escola, só se safam quem tiver cunhas. Este é um país do terceiro mundo.

  22. Caros colegas,

    Eu não sou professor mas tenho uma pessoa na família que o é, também do grupo 550.

    Apenas posso-vos dizer o que lhe disse a ela: a lei da oferta e da procura é muito mais forte do que qualquer governo/ministério e, por isso, não havendo oferta suficiente de professores profissionalizados das duas uma:

    – Ou os alunos ficam sem aulas de TIC até Janeiro 2010;
    – Ou o ministério abre uma excepção qualquer para que os profs do grupo 550 sejam colocados antes de Janeiro 2010

    Cumprimentos,

    Dax Speculator

  23. Caros Colegas,

    Sou do grupo 540. Temos de unir nos! Contem comigo!!

  24. Olá,
    Eu também sou professora contratada do grupo 550 e estou na mesma situação, este é o 5º ano que estou a dar aulas e não posso concorrer..podem contar comigo para qualquer forma de luta..

  25. Olá,
    Também estou indignado e na mesma situação que todos que por aqui passaram…
    Revolta-me ver as listagens que sairam…. já verificaram que na lista do nosso grupo 550 existem irregularidades e que nos foi proibido o acesso a reclamação? o que pensam disso, como podemos lutar?

  26. Sou mais um dos “pobres” contratados com habilitação própria do grupo 550 à espera de saber qual o meu futuro no próximo ano lectivo! O que podemos nós fazer se somos “descartáveis”, verdadeiros “bonecos” que servimos para brincar quando dá jeito ao Ministério?
    Se souberem como protestar avisem e contem comigo!

  27. Sou mais uma contratadacom habilitação própria.
    Estou a começar a ficar preocupada, esperava que existissem bastantes e bons horarios e ainda nao vi nada de jeito.
    Pensava que o nosso grupo era carenciado?
    Será que estao para nos tramar,uma vez mais???

  28. Olá colegas!
    estou na mesma situação que vocês, contratado no grupo 550 com habilitação própria.
    Aqui fica o meu mail:
    sallesalexandra@hotmail.com

  29. ola a todos!!!!
    preciso que me ajudem.
    Estou a pensar tirar o mestrado na area de informatica mas precisava de saber se depois disso posso concorrer a nivel nacional…Será que alguem me sabe informar sobre isso? obrigado pela vossa disponibilidade….
    Eu ja sou profissionalizada no 230 mas tenho a pos-graduação de tic e nao me serve de nada…

  30. Tenho uma colega que me disse que podia dar informática com a pós em TIC.
    Quanto ao mestrado… não sei.

  31. mas eu nao consigo concorrer a nivel nacional so a ofertas de escolas…

  32. Colega: Join the club!

    Para mim tb só em OE. É assim! Já concorri este ano para + 300 horários.

  33. Ah! Se queres concorrer a nível nacional, só tirando a profissionalização. Não sei como é que se processa para quem já é profissionalizado. Para nós, só com 5 anos de serviço e estão prestes a acabar as profissionalizações. Está previsto haver 1 último curso em 2010 pela Universidade Aberta.

  34. Caros Colegas,
    Eu sempre votei no PS, enviei um email a todos os partidos com assento parlamentar, e os únicos partidos que me responderam foram o BE e CDU, de referir que o única resposta que me agradou pessoalmente foi a CDU, que junto vos anexo.
    Portanto, eu que não me identifico nada com este partido, vou pela primeira vez premia-lo com o meu voto, somente pelo facto de lutarem pela justicia e democracia no ensino.

    Exmo Senhor,

    Agradecendo a sua mensagem manifestamos a nossa disposição de, na próxima legislatura, continuarmos a nossa intervenção na Assembleia da República e fora dela em defesa dos legítimos direitos dos docentes, relembrando que o PCP fez propostas para alteração do DL nº 20/2006 que foram rejeitadas pelo PS, fez a proposta de apreciação parlamentar do DL 51/2009 ( ver em http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=33579&Itemid=551) e fez uma declaração política em 8 de Julho passado ( ver em http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=34290&Itemid=551 ).

    Apresentamos os nossos cumprimentos cordiais.

    A CDU

  35. Olá a todos!!
    Sou mais um de nós que está á espera que tudo isto mude, gigabytes de escolas sem professores para leccionar a disciplina Tic e nós no desemprego.
    Uma desgraça…Contem comigo para esta luta.

  36. ola… mais uma vez deparo-me com a situação que se concorre as ofertas de escolas nada de colocação.
    nao havera nenhum sitio no norte que se possa fazer a profissionalização em TIC? queria fazer algo por isso pois o tempo passa e nada podemos fazer…
    se houver alguma forma de luta avisem o meu email e susana-silva@portugalmail.pt

  37. Olá! Eu sou Licenciado em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade dos Açores e, pasmem-se, o meu curso não surge na lista de cursos homologados para a docência no agrupamento 550! Ou seja, nem habilitações próprias possuo… 😦 Isto sim é injusto pois o curso tem uma forte componente de Informática… O que é triste, já que lista da legislação surgem cursos como “Computação” ou “Ciências da Compuação”. Então e o meu é o quê? Pescas??? 😦

  38. Caro Paulo Alfaro.

    A licenciatura é de Bolonha?

    Se for está explicado o facto de não estar na listagem

  39. Boa Tarde,

    andava na net à procura de quais as habilitações profissionais (especificas) para leccionar no grupo 550…alguém me sabe responder a esta questão?

    e há legislação?

    muito obrigado desde já

  40. O meu curso de CTC não é de Bolonha.
    Em relação às habilitações, está tudo no site do Ministério da Educação…
    Cumprimentos a todos!
    PS: A minha universidade ficou de negociar com o ME para ver se consegue a homologação mas até agora, nada… 😦


Deixe uma Resposta

Categorias

